sábado, 21 de março de 2009

AUDINO, Rubens Fortunato

(São Paulo, 1923/ Local?; Data?)
Empresário. O filho de Angelo Fortunato Audino era autodidata. Começou a trabalhar aos 11 anos para ajudar a família, exercendo diversas profissões. Em 1943 vem a Santo André para trabalhar como mecânico. Dois anos mais tarde abre sua própria oficina mecânica Carlos Gomes, na rua Senador Fláquer, 50. Em seguida inaugura uma nova oficina na rua 11 de Junho, que funcionou até 1959, quando partiu para outros desafios. Em sociedade com o amigo Mário Cordeiro de Meneses inaugurou a Distribuidora e Importadora de Automóveis S. A. (Diasa), concessionária autorizada de General Motors na rua General Glicério.
Em 1961 Rubens vendeu a sua parte na sociedade, tornando-se empresário no ramo de transportes coletivos ao adquirir a Viação Padroeira do Brasil Ltda. Também adquiriu outras empresas do setor na região e na capital, entre elas a Auto Viação Triângulo Ltda., de São Bernardo do Campo, em 1966, em sociedade com os irmãos e o primeiro genro. A sociedade terminou em meados dos anos de 1970, mas Rubens seguiu com o filho e o cunhado na empresa. Em 1976 inaugurou, em sociedade com amigos, a Concessionária Fiat Imigrantes Veículos, na av. Pereira Barreto. Em 1981 comprou a empresa Bennelli Transportes Ltda., que fazia fretamentos e viagens de turismo, tendo o filho Angelo e os genros Heraldo, José Ricardo e Paulo como sócios. O empresário encerrou a carreira em 1994, por conta da morte da esposa Lourdes Freitas Guimarães meses antes de completar as Bodas de Ouro. O casal teve quatro filhos. Em 1963 Rubens foi um dos fundadores e teve uma participação importante na Associação das Empresas de Transportes Coletivos, da qual foi presidente no período de 1967 a 1978. Também teve importante atuação nos clubes da cidade, entre eles o Primeiro de Maio, o Clube de Xadrez, o Aramaçan e o Tênis Clube. Foi sócio fundador do Lions Clube de Santo André – Campestre e membro da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira.

2 comentários:

  1. Através de uma indicação de um tio meu "Euclides Rosa" e eu aos 15 anos de idade comecei a trabalhar na viação Triângulo em 01/05/1977.
    Tenho orgulho por ter trabalhado e conhecido o Sr. Rubens, Sr. Angelo, Sr. Heraldo, Sr. Ricardo e Sr. Paulo, pois, profissionalmente me deram a chance de trabalhar e me ensinaram a ser o profissional que hj sou.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Como esta interessado nesse assunto, sugiro que contate o pessoal da Turmadaesquinaenapolitano@blogspot.com, em especial ao Alcinio ( ac.cranchi@uol.com.br ), de família antiquíssima também que tem elementos e historia com muitas fotos das personalidades de Santo André. Ele, junto com o filho do fundador do Corinthians de Santo André esta elaborando um trabalho fantástico e inédito sobre os moradores da Rua Cel. Alfredo Flaquer na década de 60. .
    Emir Cesar Maida.( http://www.docstoc.com/docs/2347701/Cesar-Maida)

    ResponderExcluir