sábado, 21 de março de 2009

MAZIERO, Ernesto


(Ribeirão Pires, 1924/ Ribeirão Pires, 1987)
O “Remo”, como era mais conhecido, era uma figura muito conhecida em Ribeirão Pires. Era filho de Maria Ferigato e Alexandre Maziero. Trabalhou por mais de 30 anos na Organização Contábil Menato.


Historia do sobrenome Masiero:


Os sobrenomes "Masiero" e "Mazziero" têm origem histórica, etimológica e geográfica distinta, conforme descrito abaixo: MASIER, MASIERO: Masier é típico da região de Treviso, Masiero está presente em todo o Vêneto, com um ramo provavelmente secundário também no Piemonte e na Lombardia. Provavelmente deriva do vocábulo vêneto masier, que significa arrendatário (lavrador que trabalha em terras de terceiros). Existem traços confirmados desse sobrenome desde o início do século XVIII. Masiero pode provir do latim maso, que significa pequena gleba de terra.
MAZZIERO: Certamente um ramo originário da área entre as províncias de Ancona e Macerata, outro ramo provável na região de Grosseto e Reggia, com derivação bastante diversificada. Pode provir de um sobrenome relacionado a um negócio ou pertencendo a um corpo militar, mas é também provável a conexão com o vocábulo germânico medieval mazzi (ou mazzo), que significa grupo.
Outras fontes indicam que este sobrenome vem de MAZZA, que significa a clava medieval; assim, o sobrenome indica o ferreiro que fazia a clava ou o lutador que a usava. Entretanto, ocorreram muitos erros no registro dos descendentes de italianos nos cartórios brasileiros, sobretudo no interior. Assim, é freqüente a mistura dos sobrenomes Maziero e Masiero dentro da mesma família, sem falar de outras variantes, como Mazziero, Mazero ou até mesmo Madiero (erro de registro ocorrido devido à pronúncia dos colonos).Algumas variantes conhecidas: Maziero, Mazieiro, Masieiro, Masieri, Mazzieri, Mazero, Mazzero, Madiero, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário